Postagens populares

domingo, 4 de julho de 2010

Esqueça os Cohibas...




Nove em Dez degustadore s eventuais de charutos citam o Cohiba como a excelência em "puros habanos", muitos deles praticamente só fumam esta marca. Ela ganhou fama e prestígio porque deriva de um fabrico sob encomenda para o Comandante Fidel, e tem um corpo equilibrado, que acaba agradando gregos e troianos. Entretanto, além de caríssimos, na minha opinião tornaram-se comerciais demais, nem todas as bitolas tem um corpo adequado a um bom cubano, e principalmente por serem muito conhecidos, e os mais vendidos são muito falsificados. O que tem de cohiba falsificado no mercado é uma barbaridade. As falsificações são feitas com fumo cubano inferior, proveniente de Olguin, Guantânamo, e por aí vai, e também das folhas refugadas para o preparo dos Vintages e dos Premiuns de Pinar Del Rio, mas propriamente a microrregião de Vuelta Abajo. Alguns são até "fumáveis", a maioria são porcaria mesmo, compostos até com folha de bananeira junto com fumo de quinta. É um perigo.
O negócio é comprar charuto diretamente das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, não confundir com as Farc colombianas, eles tem o monopólio das melhores marcas e produtos, através do Habanos S.A. e Gaviota, que controla juntamente com investidores espanhóis, a rede hoteleira de Havana, Varadero e Ilhas, também as casas de entretenimento e até as cias aéreas com seus antonovs adaptados.
Para quem é iniciante o melhor mesmo são os charutos nacionais, feitos com o puro "mata fina" nas fábricas de Menendez e Amerino em Cruz das Almas (BA). São suaves, tem paladar amadeirado e ótimo preço. Depois dá pra se aventurar nos charutos de boas marcas pertencentes as famílias donas das grandes marcas cubanas que foram expropriadas por Fidel e migraram para Jamaica e República Dominicana, e lá produzem seus Partagas, Romeu e Julieta, etc que são vendidos principalmente no mercado Norte Americano.
Mas se vc já é um fumador com anos de baforadas, e quer realmente corpo e alma, é um homem a procura de sabores "strong", "fuerte", não perca tempo, vá direto aos EDIÇÕES LIMITADAS das marcas Montecristo, Romeu e Julieta, Partagas, e também aos famosos "muralhas" da marca São Cristóbal de La Habana, não tem pra ninguém, reinam absoluto, tem bom preço, e vc estará no Olimpo juntamente com Presidentes, Banqueiros, Ditadores, Políticos, Estadistas, Chefões da Máfia, gente de todo tipo, de toda índole, mas que sabe o que é um bom charuto.
Fora estes, Hoyo de Monterrey especiales, robustos, aqueles que vem com a faixa amarela, como o magnum 48 da foto. Amigos, não tem erro, se não gostarem, me mandem a conta, que eu envio tudo pro Dr.Abreu, se ele não pagar, nem eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário