Postagens populares

terça-feira, 15 de maio de 2012

10 motivos para não deixar seu dinheiro na Poupança


10 motivos para não deixar seu dinheiro na poupança.



Tenho percebido que por falta de conhecimento e informação muitas pessoas deixam suas economias guardadas na caderneta de poupança ao invés de aplicarem esses recursos em outros investimentos com as mesmas garantias e segurança da poupança (como por exemplo CDB, LCI e fundos Referenciados DI), mas que possuem rentabilidade bem mais interessante, chegando até 50% acima do rendimento da poupança.

Pensando nisso, resolvi escrever este texto no intuito de ajudar o investidor a escolher melhores oportunidades para aplicar seu dinheiro.

Contudo, gostaria de começar esclarecendo o seguinte: caderneta de poupança não é investimento. Existe uma diferença entre poupar e investir. Poupar, significa guardar dinheiro (deixar de usar hoje para usar no futuro) e na caderneta de poupança é apenas isto que você vai conseguir, pois a rentabilidade nesta aplicação serve apenas para garantir o seu poder de compra no futuro. Ela corrige seu dinheiro para equipará-lo a perda causada pela inflação.

Porém, quando falamos de investimentos, significa dizer que pretendemos multiplicar o nosso dinheiro, e isso, é fazer bem mais do que apenas equipará-lo à perda ocasionada pela inflação. Quando aplicamos nossa poupança em um bom produto de investimento e este faz nosso dinheiro crescer, aí sim estamos investindo, construindo riqueza.

Outro mito que escuto muito quando converso com as pessoas sobre investimento é achar que poupança não tem risco e que o dinheiro aplicado lá está seguro de qualquer eventualidade. Quando na verdade sabemos que não é bem assim que funciona. Os recursos aplicados na caderneta de poupança, possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito – Órgão do Governo Federal) até 70 mil reais por CPF. Portanto, se você possui mais de 70 mil reais na caderneta de poupança, está na hora de rever seus conceitos sobre segurança e risco, pois se o banco onde você possui sua poupança vir a falir, existe a possibilidadde real de você perder grande parte de sua poupança. Hoje, o investimento em renda fixa de maior segurança e menor risco são os títulos públicos federais (tesouro direto). Inclusive, esses títulos possuem rentabilidade histórica bem melhor que a caderneta de poupança.

10 RAZÕES PARA FUGIR DA POUPANÇA

1.   Fundos Referenciados DI – São fundos de renda fixa que possuem rentabilidade atrelada ao CDI. Existem no Mercado Fundos DI para investimento a partir de 50,00 ou 500,00 com liquidez diária (saque no mesmo dia que solicitar o resgate) e rentabilidade até 50% acima da poupança, sem data de aniversário, ou seja, se você deixar o dinheiro aplicado por apenas 15 dias e solicitar o resgate, irá receber a correção dos 15 dias. Diferente do que ocorre na poupança, pois quando o investidor saca os recursos antes da data de aniversário, ele perde todo rendimento. Agora, vale lembrar que para resgates antes dos 30 primeiros dias existe a cobrança de IOF. Após este prazo não incide mais o IOF sobre os resgates.

2.     CDB – Certificado de Depósito Bancário, são títulos com rentabilidade também ligada ao CDI e que possuem a mesma garantia do FGC por CPF para aplicações até 70 mil. Neste tipo de investimento você estará emprestando dinheiro ao banco emissor do título (CDB). Portanto, na hora de investir em CDB procure por bancos mais sólidos e que passem sensação de segurança. A partir de 1.000,00 reais já é possível investir em CDB. MESMA GARANTIA DA POUPANÇA (FGC), MESMO RISCO (RISCO ESTÁ NO BANCO) E MELHOR RENTABILIDADE.

3.     Títulos Públicos – São atualmente o tipo de investimento em renda fixa que oferece a melhor relação riscoXretorno, pois possuem a garantia do Governo Federal. Existem diversos títulos, alguns com taxas pré-definidas e outros com rentabilidade indexada a algum índice da inflação, como IPCA, IGPM ou à taxa Selic. Hoje o mínimo para se investir em títulos público é de 50,00 reais, mas a partir de julho deste ano este valor mínimo será de 30,00 reais. MAIOR SEGURANÇA (GARANTIA DO GOVERNO FEDERAL), MENOS RISCO E RENTABILIDADE MELHOR QUE A POUPANÇA.

4.     Fundos Renda Fixa – São fundos de investimento que aplicam em títulos de renda fixa (produto conservador – destinado a investidores que desejam manter o seu poder de compra no futuro, com ganho real acima da inflação, mas não querem corer riscos). É ideal para quem quer formar poupança de longo prazo. A partir de 1.000,00 já encontramos fundos dessa categoria. RISCO BAIXO (RISCO ESTÁ NA CARTEIRA DE TÍTULOS DO FUNDO), BOA SEGURANÇA (PRODUTO DE RENDA FIXA) E RENTABILIDADE MELHOR QUE A POUPANÇA. Existem alguns fundos de renda fixa que possuem retorno acima de 100% do CDI.

5.     LCI – Letra de Crédito Imobiliário, produto lastreado em créditos do setor de imóveis, possue rentabilidade ligada ao CDI, é isento de IR para pessoa física. Atualmente existem LCI com vencimento em um ano e taxa líquida de 96% do CDI, para investimento a partir de 1.000,00 reais. Este produto também possue garantia do FGC até 70 mil reais por CPF e é isento de IR para pessoa física. MESMO RISCO E SEGURANÇA DA POUPANÇA (FGC), RENTABILIDADE BEM MELHOR, EM ALGUNS CASOS ATÉ 50% ACIMA DA OBTIDA NA POUPANÇA.

6.     CRI – Certificado de Recebível Imobiliário, outro tipo de investimento relacionado ao setor de imóveis. Neste caso o investidor recebe o direito sobre uma carteira de recebíveis e passa a receber os fluxos mensais de pagamentos. Portanto, todos os meses o investidor recebe uma parcela de amortização e outra dos juros. Este tipo de investimento é destinado a investidores qualificados que possuem mais de 300 mil reais. Porém, hoje em dia já encontramos CRI a partir de 10 mil reais com boas taxas de rentabilidade. Este produto é isento de IR para pessoas físicas.RISCO BAIXO, LIQUIDEZ BAIXA (A CADA 6 MESES), BOA SEGURANÇA E RENTABILIDADE BEM ATRATIVA (ALGUNS CHEGAM A 18% AO ANO).

7.     Fundos Multimercados - São fundos de Investimentos que possuem em sua carteira títulos de renda fixa, ativos de renda variável, fundos imobiliários e até derivativos. Tipo de investimento de médio para longo prazo para investidores moderados que aceitam um pouco mais de risco em troca de uma rentabilidade bem mais atrativa que os fundos de renda fixa. A partir de 1.000,00 já é possível se investir neste tipo de produto. Alguns fundos multimercados possuem rentabilidade acima de 150% do CDI. RISCO ESTÁ NA CARTEIRA QUE COMPÕE O FUNDO, PRODUTO DE CLASSIFICAÇÃO MODERADA E RENTABILIDADE BEM ACIMA DA POUPANÇA.

8.     Fundos Imobiliários - fundos que possuem em sua carteira parte ou totalidade de grandes imóveis comerciais (shoppings centers, hospitais, faculdades, prédios comerciais, etc.) ou títulos imobiliários (LCI, CRI, Letra Hipotecária). São negociáveis em bolsa de valores, possuem liquidez diária e pagam dividendos mensais (aluguel) oriundos das receitas dos imóveis que fazem parte da carteira. São isentos de IR para pessoa física. A partir de 100 reais já é possível investir neste produto. Este tipo de investimento está classificado como renda variável. MESMO RISCO DOS PRODUTOS DE RENDA VARIÁVEL, SEGURANÇA DO SETOR IMOBILIÁRIO E RENTABILIDADE BEM SUPERIOR À POUPANÇA (DIVIDENDOS ENTRE 0,80% A 1% AO MÊS, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE GANHO COM A VALORIZAÇÃO DAS COTAS)

9.     Debentures - Títulos de renda fixa emitidos por empresas não financeiras (EX. Petrobras, Vale, Gerdau, Natura, TAM…). Neste tipo de investimento você está emprestando seu dinheiro às empresas emissoras dos títulos, que prometem pagar uma taxa de juros pre-estabelecida. Possuem liquidez diária e boas taxas de rentabilidade. A paritr de 1.000,00 reais já é possível investir nesteproduto. O RISCO ESTÁ NA EMPRESA EMISSORA DO TÍTULO E A RENTABILIDADE ESTÁ ACIMA DA POUPANÇA.

10.  Previdência Privada - Investimento conservador-moderado com visão de longo prazo voltado para o investidor que deseja formar poupança para a aposentadoria. Para escolher seu plano de previdência é necessário saber apenas 3 coisas: Se PGBL ou VGBL, qual a tabela para o IR (progressiva ou regressiva) e qual o perfil (conservador, moderado ou agressivo). Todos os fundos de previdência são fiscalizados constantemente pela SUSEP (Superintendência de Seguros e Previdência) e possuem reserva técnica para o pagamento dos beneficiários em caso de algum problema acontecer com o fundo. Existem planos de previdência privada para contribuições a partir de 100 reais por mês. RISCO MODERADO, BOA RENATBILIDADE (ACIMA DA POUPANÇA) E FACILIDADES NOS RESGATES, PORTABILIDADE E PAGAMENTO A BENEFICIÁRIOS.

Portanto, se você está investindo seu dinheiro na caderneta de poupança está na hora de rever seus conceitos, deixar o comodismo de lado e mudar suas atitudes.

Invista em novas atitudes e conquiste novas oportunidades. Como diz o grande investidor Warren Buffett: “Não é preciso fazer coisas extraordinárias, para se obter resultados extraordinários”.

A maneira como investimos mudou e vem evoluindo cada vez mais, hoje em dia existem bons produtos de investimentos acessíveis à grande parte dos brasileiros. O que está faltando é conhecimento e força de vontade para mudar velhos paradigmas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário