Postagens populares

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Bicho do Tabaco - uma perigo para os charutos



Lasioderma serricorne, vulgarmente conhecido como o besouro-do-cigarro, Besouro-do-charuto ou besouro-do-tabaco, é muito similar na aparência ao besouro-farmácia (Stegobium paniceum) e um coleópteros comuns da mobília (Anobium punctatum), e todas as três espécies pertencem à família Anobiidae.

                Lasioderma serricorne é de cerca de 2 a 3 mm de comprimento, e na cor marrom. Os besouros, que pode voar, vive de 2 a 6 semanas e não alimentam como adultos. Eles podem ser distinguidas a partir de Anobium punctatum, pelo fato de que Anobium punctatum tem um tórax que tem uma forma de "protuberância" pronunciadas. Stenobium paniceum e Lasioderma serricorne thoraxes que têm um ângulo de olhar muito menos obtusos, quando vistos a partir do lado em relação a Anobium punctatum e, assim, pode ser difícil de distinguir. No entanto S tegobium paniceum tem três segmentos distintos "clube" no fim de cada antena enquanto Lasioderma serricorne tem antenas de filamento uniforme de onze segmentos. Lasioderma serricorne também tem furos muito mais fracos sobre a superfície da parte superior das asas (elytra) do que as outras duas espécies.

                Como indicado por seu nome comum, o besouro-do-cigarro é uma praga de tabaco, tanto no refinado cigarro apresentação de pacotes e também como armazenado em barricas e fardos, mas também é uma praga secundária de bagaçossementes oleaginosascereais, frutas secas, sábio, farinha, e alguns produtos de origem animal.

                O besouro fêmea põe cerca de 100 ovos livremente sobre a commodity. A eclosão das larvas são o palco "crescer saco" do inseto estão ativos e se moverá em torno e deu à luz no produto, alimentando como eles vão. O ciclo de vida completo necessários 26 dias a 37° C e 120 dias a 20° C. Lasioderma serricorne não pode tolerar a frio; adultos morrem dentro de 6 dias a 4° C, e de ovos sobrevivem 5 dias a 0-5° C.

                Os escaravelhos carregam um simbiótico levedura, Symbiotaphrina kochii, que é transmitida para a próxima geração superficialmente nos ovos e procedeu internamente em larvas e adultos no mycetome, um órgão especializado que é ligada ao intestino. As células de levedura auxiliar a digestão de alimentos menos nutritivos, alimentação necessária vitaminas do complexo B e esteróis, e oferecer resistência a determinadas toxinas.

Controle de pragas
                Armadilhas de monitoramento de insetos estão disponíveis para Lasioderma serricorne, que contêm específicos feromônios para atrair besouros machos, e ajudar a detectar e controlar infestações. Grandes quantidades de tabaco infestado na forma de fardos ou barricas podem ser fumigados usando brometo de metilo ou fosfina.

                Dosagens e tempos de tratamento com brometo de metilo são de 20 g/m 3 a 21° C e acima de 32 g/m 3 por 48 a 72 horas a 7 a 20° C. O brometo de metilo não é recomendado para charuto de tabaco, uma vez que podem produzir odores no produto.

                Com as taxas de dosagem são de fosfina de um grama de fosfina (equivalente a uma tabela de 3 gramas) por m 3 durante 5 dias a 12 a 15° C e 4 dias a 16 a 20° C e 3 dias acima de 20° C. Para infestações localizadas a abordagem é encontrar o produto infestado, descartá-lo e tratar em torno da área com um inseticida residual, como cipermetrina para matar qualquer besouros restantes.

Fotos: 20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário