Postagens populares

sábado, 3 de julho de 2010

AS IGREJAS REFORMADAS E A APOSTOLICA ROMANA









O Brasil sempre quintal dos EUA, acaba recebendo todo tipo de quinquilharias, como filmes B, Livros de Auto-Ajuda e de Como ser Vencedor e outras fórmulas Instantâneas de sucesso, etc. E neste "etc" estão os movimentos religiosos de fundamentos duvidosos. Observem que rapidamente aprendemos com eles (norte-americanos), iniciando nossa produção legitimamente nacional de heresias, como teologia da prosperidade e congêneres. Estamos até exportando para américa, europa e áfrica - (vide Igreja Universal, Mundial, Internacional, Intergalática, etc)
As Igrejas legitimamente Reformadas, do século XVI (conhecidas como igrejas históricas) são filhas da Igreja Católica Apostólica Romana como não poderia deixar de ser. Da mesma forma como o Cristianismo, nos primeiros séculos, foi considerado e visto como uma Seita Judaica (assim denominados os do caminho), até sua formalização e oficialização no Ano 315 DC, nada obstante a Igreja Romana já existir tendo sido fundada pelo Apóstolo Pedro e Apóstolo Paulo, tanto que assim como Pedro, todos os Papas/Patriarcas da Igreja dos primeiros três séculos foram martirizados, ou seja, assassinados de maneira cruel pelos seus detratores. Atualmente poucas igrejas no Brasil são legitimamente protestantes, posso enumerar com segurança: a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), a Igreja Metodista Wesleyana, a Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Presbiteriana Conservadora, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana Independente (IPI), Igreja Luterana do Brasil, estas igrejas se originaram no movimento renascentista da Reforma Protestante, em sua maioria subscrevem os Concílios Católicos de Nicéia e Constantinopla, tanto que o batismo destas igrejas é válido na Igreja Católica. Estas Igrejas tem ordens e/ou fraternidades franciscanas de benemerência, subscrevem toda teologia de Santo Agostinho, as Institutas de Jean Calvin (Joao Calvino) e/ou os dogmas de Jonh Wesley (fundador do Metodismo) e Jonh Knox (escocês fundador da Presbyterian Church of Scotland).A Igreja da Escócia e da Irlanda no Reino Unido, deram origem a Presbyterian Church nos EUA que no século Dezenove enviou missionários ao Brasil que fundaram a IPB. Infelizmente, a maioria das dissidências ditas "evangélicas" neste país carecem de profundidade e de estrutura, de uma teologia que dê sustentação aos seus sectários, de seminários/universidades que verdadeiramente formem sacerdotes, que precisam conhecer além de teologia, filosofia e sociologia, no mínimo, pois estarão se colocando como referencia social. Mas o que se vê é exatamente o contrario disto, mercadores, vendedores de carnês do baú, transformam o Cristo em produto de prateleira vendido em parcelas no cartão de crédito e o Evangelho de Jesus num Manual de Auto-Ajuda, daqueles vendidos nas banquinhas de rodoviária. É o triunfo da exploração da miséria, da ignorância, da igenuidade, da falta de preparo da grande massa, que encontra-se desassistida pelo Governo (Educação, Saúde), pelas igrejas históricas (incluso a católica) através de uma doutrinação escolástica formadora que produza homens e mulheres com consistência cristã, refratários a fanatismos de última hora, que resultam em "idiotas" úteis plenamente exploráveis, quer financeira, emocional, ou ainda pior no bloqueio da capacidade de pensar, exercendo um controle semelhante aos regimes totalitários com suas polícias políticas. Que Deus tenha misericórdia do povo cristão deste país.

Um comentário:

  1. Estão fazendo da fé um grande negócio, na verdade bem lucrativo. São necessário apenas 200 reais pra abrir uma igreja, e o retorno que dá é enorme , e qto mais desinformados forem seus fiéis , melhor...Como questionar aquilo que desconhecem? Lamentável..

    ResponderExcluir