Postagens populares

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Uísque ou Whiskey Americano

Uísque ou Whiskey Americano


O uísque Americano é um uísque soberano não apenas nos Estados Unidos mas também em todo o mundo. Nas prateleiras dos bares e das garrafeiras abundam inúmeras marcas, desde o famoso Jack Daniel's até aos tradicionais bourbons. O uísque americano…

O que é o uísque Americano?

O uísque Americano não é apenas bourbon. Existe o uísque do Tennessee, feito de centeio, milho, e mais recentemente, outros tipos de uísques produzidos em microdestilarias que se localizam desde Nova Iorque, ao Michigan até à Califórnia. A variedade de uísques americanos pode ser bastante mais “gostável” que o scotch (uísque escocês ou irlandês) pois o sabor é mais adocicado, menos fumado e no geral menos dispendioso.

Variedades de uísque americano

Usualmente o uísque Americano é feito de uma mistura de milho, cevada, trigo e centeio sendo envelhecido em barris de carvalho – porém, cada variedade de uísque tem as suas próprias características.

Bourbon

O scotch é o uísque advindo da Escócia, o bourbon é o uísque dos Estados Unidos. O uísque americano é produzido na sua maioria no estado do Kentucky, porém pode ser produzido em qualquer estado desde que tenha um mínimo de composição de 51% de milho e tenha sido envelhecido em barris novos. A receita para fazer o uísque bourbon é cerca de 75% de milho, 15% de centeio e 10% de cevada; porém em algumas marcas, para suavizar o sabor, o centeio é substituído por trigo.

Uísque do Tennessee

Este é o bourbon americano mais conhecido. Depois do processo de destilação e antes de ser envelhecido nos cascos de carvalho, o uísque é filtrado muito devagar através de três metros de carvão de ácer - um processo também conhecido por Lincoln County Process. De travo suave e com um final doce, este uísque é facilmente bebível, sendo também a grande razão pela qual o Jack Daniel's é o uísque com mais sucesso de vendas mundiais.

Centeio

O uísque feito à base de centeio tem um travo mais amargo e apimentado. O centeio imprime um sabor típico ao uísque americano. Como os imigrantes oriundos da Escócia e Irlanda perceberam que cultivar centeio era mais fácil do que cevada (o maior ingrediente do uísque) começaram a fazer uísque à base de centeio. Todavia depois da Lei Seca (proibição de beber álcool nos EUA durante a década de 20) nos EUA, desenvolveu-se um gosto maior por sabores mais suaves de uísque. O uísque à base de centeio está a voltar a ser popular de novo.

Uísque de milho

O uísque de milho é o uísque americano mais forte, com nomes sui generis como “pontapé de mula”. Este uísque é feito em destilarias caseiras, e a sua produção foi iniciada devido aos impostos a que o uísque foi sujeito na década de 70, pois as destilarias mudaram-se para regiões onde era produzido milho maioritariamente e os impostos eram menores. Desta forma as destilarias adaptaram-se, começando a produzir uísque à base de milho.

Microdestilarias

As microdestilarias nem sempre produzem o tradicional uísque, pois por vezes as receitas usadas não se encontram dentro da receita legal para ser considerado uísque. Nestas destilarias são produzidos diversos uísques como alguns baseados em receitas do século XVIII, blend da Georgia ou Leopold Brosentre outros. De qualquer forma, nada como apreciar um uísque oriundo de uma microdestilaria para verificar o que é o espírito renovado do uísque americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário