Postagens populares

sábado, 9 de julho de 2011

Perenidade dos Negócios. O que faz a diferença?

Em todos estes anos tenho passado por diversas empresas seja como executivo, ou como consultor, e sempre me pergunto, o que realmente é essencial para que um negócio sobreviva por gerações.  Neste sentido, tenho observado que cada vez mais a prestação de serviço é a bola da vez, pois a indústria definitivamente é um negócio da china. Recentemente ouvi um dono de uma empresa de taxi de Londres que começou o seu negócio com um apenas 01 veículo dirigido por ele mesmo em 1975, e hoje possui uma frota de 12.700 veículos com um faturamento anual de 300 milhões de libras esterlinas (mais de 1 bilhão de reais).  Qual o segredo? Ele responde: "true business".  Temos que ser verdadeiros, se dizemos que o carro está indo, o carro efetivamente tem que estar indo ao encontro do cliente naquele momento, não pode ser um sofisma.  Se dizemos que nossos carros são limpos, todos eles tem que estar rodando 100% limpos, 24 horas por dia, por dentro e por fora, se não estão 100% limpos, não podem rodar. O ar-condicionado deve estar com os filtros sempre limpos, sempre ligados na temperatura que o cliente exige. Os vidros sempre fechados, o rádio sempre desligado, e o gps se ligado, sem volume algum.
Os motoristas jamais atendem ao celular, com o cliente no carro, não falam a não ser que solicitados, sempre impecavelmente vestidos, paletó e gravata extremamente limpos e bem passados.
O interior dos veículos estão sempre livre de qualquer odor, manchas, os vidros escuros para uma maior privacidade e conforto impecavelmente limpos e livres de poluição, assim como os estofados internos do veículo. Pontualidade nos agendamentos, sem desculpas.  Fiscais espalhados por toda a Londres que verificam se os veículos estão rodando 100% limpos e no padrão exigido, do contrário os motoristas pagam multas equivalentes a R$ 80,00 por anotação do fiscal. Se alguém da família quiser trabalhar na empresa, terá que começar como motorista, e provar que merece ficar na empresa, para almejar qualquer cargo na empresa, terá que estar entre os melhores profissionais nas avaliações periódicas. Estas medidas simples e óbvias garantem o sucesso do negócio."
O que podemos extrair deste exemplar modelo de gestão?  O que garante um sucesso da empresa e fazer o simples e o óbvio, e o simples e o óbvio exige 5% de inspiração e 95% de transpiração, é óbvio que um cliente quer limpeza, pontualidade, silencio, privacidade, ou seja, simplesmente sentir que aquele espaço pelo qual está pagando é totalmente seu. É simples: ele precisa se sentir seguro, isto gera confiança e confiança é a alma do negócio.
Demita todos os seus gerentes de qualidade, de rh, e outros enxugadores de gelo que vc mesmo criou.
E comece a cuidar do seu negócio como se fosse uma ferrari ou um porsche novinho que vc acabou de comprar. Não contrate, demita. Familiares, amigos, e outros asseclas criam verdadeiros feudos dentro da sua empresa, e não estão cuidando do cliente, estão cuidando do dono da empresa, ludibriando-o com desculpas e justificativas que são praticamente incontestáveis. Enquanto seu cliente, seu negócio, é relegado a segundo, terceiro ou quarto planos. Raramente, repito, raramente, as empresas tem problemas financeiros reais, o que sempre verifico é que problemas financeiros são somente a ponta do Iceberg, ou seja a febre que resulta de uma infecção interna que se não submetida a um tratamento de choque irá transformar-se numa infecção generelizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário