Iniciando um novo negócio? Ou à procura de investimento adicional para expandir? este artigo pode ajudá-lo a desenvolver uma proposta de negócio ou um plano de negócio.
Convencer seus investidores atuais ou potenciais, e os seus colegas e funcionários, para fazer um novo empreendimento não é fácil. Um bem estruturado plano de negócios, bem apresentado, e lógico é a chave para alcançar os objetivos propostos.
Se você está procurando para o investimento das organizações de capital de risco, ou financiadores de start-up de negócios, os chamados angels, você vai achar que eles investem em muito poucas das proposições que lhes foram colocadas. Geralmente de cada 100 BPlan que são enviados a eles, apenas 5 são objetos de uma análise mais atenta, e em média somente um destes cinco passa para as próximas fases e tratativas de viabilização.
Portanto, seu plano de negócios deve ser do mais alto padrão possível para ter sucesso. Felizmente para você, a qualidade média de tais planos não é tão elevado como se poderia esperar. Elas são muitas vezes escritas por "insiders" que não estão habituados na arte de escrever essas propostas, ou que não a visão dos pontos de questionamento, e olhar para o negócio na forma que um investidor externo pode fazer.
Este é o lugar onde uma consultoria independente, ou pessoas com vivência deste contexto pode ajudar. Posso ajudá-lo a escrever, ou adaptar, seu plano de negócios de modo que apresente seu negócio no formato que os investidores necessitam. Juntos vamos garantir que contenha todo o material necessário e todas as perguntas prováveis. Em resumo, vamos otimizar as chances de seu plano de negócios "vender" a sua proposta para os investidores e partes interessadas.
Qual é a abordagem que um Plano de Negócios deve ter:
- Compreender o produto ou a oferta de serviços, incluindo a tecnologia subjacente.
- Entender o mercado e os concorrentes.
- Compreender a sua posição no mercado,
- Compreender as operações de negócios e recursos correntes.
- Compreender a posição financeira atual.
- Compreender as pessoas e suas motivações.
- Compreender a proposta de negócio.
- Fazer uma análise de pontos fortes / fracos / oportunidades / ameaças.
- Revisão prováveis questões de due diligence.
- Escrever o Sumário Executivo.
- Documento a tecnologia, o mercado, a estratégia, as táticas operacionais e financeiros projetados.
- Revisão com o cliente e revisar / reescrever.
Enfim, vc verá que é um trabalho exaustivo, e precisa passar pelo crivo de pelo menos 3 especialistas no assunto para ser sabatinado por estes, e revisado quantas vezes for necessário, antes de ser apresentado a um potencial player seja ele Angel, Private Equity, Venture Capital, Family Offfice, etc. O Brasil tem hoje seu melhor momento para atrair capital de risco, inclusive as crises externas podem até capitalizar nossa atratividade, desde que não cheguem ao ponto de mergulhar o mundo numa depressão em efeito dominó, o que particularmente acho muito difícil de ocorrer. Uma recessão moderada na Europa é até bem vinda para nós outros, que estamos pouco a pouco tornando-nos vedete entre os Brics.
Tenho um vasto material sobre o assunto, quem necessitar é só pedir que envio por e-mail.
Good Luck, good business.
O Capitalismo é o único sistema possível que permite-nos exercer toda a nossa criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário