Postagens populares

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Entenda o que é computação em Nuvem


Computação em Nuvem

Computação em Nuvem (Cloud Computing) é um termo referente à utilização das mais variadas aplicações por meio da internet (daí a alusão à nuvem) com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. Tudo isso sem se importar com a plataforma e/ou o hardware sendo utilizado. Esta estrutura é mais viável do que o uso de unidades físicas, pois é possível ter uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Nesta infraestrutura, o PC torna-se apenas uma unidade ligada à internet (nuvem), sendo necessário somente os dispositivos de entrada, teclado e mouse, e saída, monitor.
Com a ajuda dos hypervisors, vários servidores físicos são agrupados em um ambiente lógico, nuvem, onde a capacidade de computação da nuvem é a soma de cada capacidade de computação dos servidores físicos que compõem a nuvem. A capacidade de armazenamento é delimitada pelo tamanho dos storages anexados a este ambiente.

Insfra estrutura da Computação em Nuvem



Ambiente Virtual

Ambiente Virtual é uma pedaço da Nuvem mas, para o usuário, funciona da mesma forma que na Computação em Nuvem.

Ambiente Virtual

Servidor Virtual

O Servidor Virtual (vServer) é parte dos recursos da nuvem reservados e agrupados para montar um servidor dentro da nuvem. Aos olhos do usuário, ele não irá perceber nenhuma diferença entre um servidor físico ou um vServer. No entanto, este vServer estará em uma infraestrutura mais robusta e com todos os benefícios de uma infraestrutura de grande porte (ambiente controlado de data center, resiliência e etc).

Servidor Virtual (vServer)

Quando você contrata um servidor virtual, você está especificando as características do servidor, como memória, CPU, disco e tamanho da banda de rede. As instalações são feitas e cobradas por servidor individual. Este tipo de contratação é ideal para aqueles que sabem exatamente o que irão precisar para cada servidor, e para ambientes menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário