Postagens populares

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Papai Noel existe?

PAPAI NOEL EXISTE?
By Jarbes Lima, Tanabi, SP, Brazil, 2012/04/12

Não há uma única resposta a esta pergunta. Talvez a resposta que voce procura esteja dentro destas linhas. Eu disse talvez...
O Natal como conhecemos é uma festa onde se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o personagem mais controvertido da história da humanidade. O líder de uma seita judaica denominada "Os do Caminho" que mais tarde ficou conhecida como Cristianismo.
Yeshua Ben Yossef, ou Yeshua Ben Melech David ou Yeshua Ha Mashiach Ben Melech David ou simplesmente Yeshua (em grego Mashiach (Messias ou Ungido) se torna Christus), ou qualquer que seja seu nome, jamais nasceu em 25 de dezembro de qualquer ano.
E pra melhorar, nosso calendário Gregoriano que foi instituido em 1582 tem 11 dias de diferença do calendário Juliano implantado pelo imperador Júlio César e readaptado por César Augvstvs e que até hoje é seguido pela Igreja Bizantina, ou do Oriente ou Igrejas Ortodoxas.
Por isto mesmo o Natal nas Igrejas de rito oriental não coincide com o nosso, quando ele é comemorado desde a Rússia e parte do leste europeu já viramos o ano, estando ás vésperas dos Santos Reis que é comemorado no dia 06 de Janeiro.

Resumindo, esta discussão sobre a real data do natal é total perda de tempo, quase uma futilidade.
25 de dezembro no auge do imperio romano era comemorado o solstício de inverno no hemisfério norte, uma data pagã de um povo pagão, o que seria óbvio, pois o cristianismo estava apenas começando.
Não é sem motivo que domingo em inglês é Sunday (Dia do Sol), segunda é Monday (dia da Lua), e por aí vai.  No espanhol segunda é Lunes (Lua), terça é Martes (Marte), etc.
Como podem ver nada há de cristão nos nomes do dia da semana, na grande maioria dos países, nem poristo foram ABOLIDOS, do nosso calendário.
Se verificarmos outras nações por exemplo a Alemanha, Itália, França, etc é a mesma coisa, as nomenclaturas dos dias da semana seguem o mesmo princípio pagão. Os únicos dois países que adotaram nomenclatura do latim religioso para os dias da semana foi Portugal e Brasil.
Pois bem, o Calendário Hebreu é lunar, com o ano religioso iniciando-se em Nisã (aprox.Março/Abril) e o calendário Civil em Tishrei (aprox.Setembro), mês em que se comemora o Rosh Rashaná (Ano Novo Civil e dias depois o Yom Kipur (Feriado Religioso do dia do perdão), a data mais importante do calendário judaico. Este Calendário tem 359 dias com meses intercalados de 30 e 29 dias com o inicio dos meses sempre coincidindo com a Lua Nova.  A cada 19 anos os Rabinos colocam 07 anos com 13 meses para acertar o calendário com a estações do ano. Este padrão existe há mais de 5.500 anos.
No calendário Romano, antes do imperador Júlio César, o ano iniciava-se em Março (Martius ou Marte), Abril, Maio, Junho, Quintiluis, Sextilius, September, October, November, December, misturei as linguas pra vermos que é tudo igual, Januarius e Februaris (que era o último mês do ano), todos os nomes que não tem ralação com o número do mês do ano, homenageam um deus pagão.
Por isto mesmo do 5o. ao 10o. mês não havia homenagem aos deuses então ficavam com o nome do número do mês no calendário, fato que ocorre até hoje de setembro (sétimo) a dezembro (décimo). Calendário com os meses de nomes pagãos, nem por isto abolido por qualquer país cristão, ou qualquer denominação cristã.

Bom realizada esta enfadonha introdução, que torra a paciência da maioria, o que quero demonstrar é que o Cristianismo tem uma data para comemorar o Natal, 25 de dezembro nos dois calendários (Juliano e Gregoriano - embora em dias distintos) uma das festas mais importantes da cristandade, que precede a Sexta-Feira Santa, que sempre ocorre 47 dias depois do carnaval,  e a Páscoa, ou seja, Nascimento, Morte e Ressurreição de Jesus.

Não tem sentido um cristão comemorar a morte de Jesus ou a sua ressureição e não comemorar o seu nascimento, sejam estes eventos associados a qualquer data de qualquer calendário, isto NÃO TORNA MENOR O SIGNIFICADO DO NATAL, a mais maravilhosa festa cristã para quem ainda tem prazer na família reunida, na alegria das crianças, no espírito de solidariedade que é mais forte nesta época.

Papai Noel ou Papai Natal ou Pai Natal (Noel é Natal em Francês) é uma figura ICÔNICA criada na Alemanha no século XIX (dezenove) e que se tornou popular no mundo inteiro, sendo que, um dos grandes divulgadores do velhinho de gorro, foi e é a empresa americana The COCA-COLA Company, sediada em Atlanta,  que passou associar aquela figura Vermelha e Branca (exatamente as cores da marca de seu principal refrigerante), a partir da década de 30 em todo o hemisfério norte. Motivo: as vendas caiam muito no inverno, e a campanha revelou-se um grande sucesso, o consumo registrou aumentos expressivos nos anos seguintes, e a Coca consolidou a campanha pra sempre (Santa Claus Forever), que persiste até hoje, mesmo nos países tropicais como o nosso, que importou até a Neve nos pinheirinhos e nas casas com lareiras e chaminés, mesmo a 40 graus de temperatura do nosso Verão.

Quem deu a inspiração para este Papai Noel foi o Arcebispo de Myra, cidade localizada no sudoeste da atual Turquia, o  digníssimo Dom Nicolau (na época), ou São Nicolau, como é conhecido hoje, já que foi canonizado, ou ainda Santa Klaus como é chamado nos países nórdicos e bretões.  Ele é padroeiro da Rússia, da Croácia e da Sérvia, entre outros. Veneradíssimo nas Igrejas de Rito Oriental (ortodoxas). Veio de familia Rica, recebeu uma grande herança e sendo clérigo, não tinha herdeiros, passou então a distribuir aos poucos esta grande soma de dinheiro e bens para os necessitados de sua Diocese, sempre de maneira ANÔNIMA.  Por sinal atitude absolutamente bíblica, recomendada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

Papai Noel vem então de uma inspiração cristã, mas nada tem a ver com São Nicolau verdadeiro, Arcebispo de Myra, e sua caridade cristã e principalmente as suas motivações cristocêntricas. Assim também como Natal em 25 de dezembro, a escolha da data foi de inspiração Pagã, mas nada tem a ver com Paganismo. São realidades distintas.

A bíblia recomenda investirmos nosso tempo contra a ignorância, provendo para que as pessoas se esclareçam e não mais ignorem, ("conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará") mas também exorta a não perdermos tempo com os Néscios, ("não jogueis pérolas aos porcos"), portanto este artigo não é para estes, e sim para voce que tem fome e sede de informação de qualidade.

O Apóstolo São Paulo confirma, jamais podem chegar ao pleno conhecimento da verdade, pois aprendem sempre, mas não retém, precisando que de novo sejam introduzidos nas sagradas letras... e ainda diz: Queria dar-vos alimento sólido, mas temo que não suportem nada além de leite...

Existem muitas outras informações e fatos, que corroboram neste sentido, mas a pesquisa fica por   sua conta, prezado leitor, eu já lhe dei as pistas. E então quando estiver preparado vc pode responder:  De quem é o Natal?  Quem é Papai Noel?

Minha resposta pessoal:
Para mim o Natal é de Jesus, seu nascimento, sua manifestação ao mundo, sua mensagem de esperança a uma humanidade utilitarista, seja ele comemorado em 25 de dezembro ou 05 de Janeiro ou qualquer outra data. E o Papai Noel é São Nicolau, o verdadeiro, exemplo para todos os cristãos ("sede meus imitadores como eu sou de Cristo, já dizia São Paulo) que seguindo a mensagem de Jesus e do próprio Yavé (YHWH) no Tanach (Antigo Testamento) que já dizia através dos profetas: "Misericórdia quero e não sacrifícios", e Jesus reverbera: Ama teu próximo como a ti mesmo" e o Ap.São Paulo, RATIFICA,  mostra-me sua fé sem obras que com as minhas obras eu lhe mostrarei a minha fé, já que na melhor interpretação exegética da Salvação em Cristo, quem é realmente justificado pela GRAÇA, tem como fruto evidente  a compaixão e a caridade, como motor principal de suas ações, e como resultado visível de sua crença pois DEUS É CARIDADE.

A Justificação pela Fé (Graça Imerecida) não anula as boas obras, mas as boas obras a CONFIRMA, são consequência de  quem recebe o perdão imerecido, e tem seu coração transformado em um reservatório inesgotável de compaixão pelos que sofrem, por qualquer motivo, material ou espiritual, é o que se denomina "paixão pelas almas".

Se voce faz parte deste Corpo Invisível, ainda se emociona, e se compadece, e o mundo não conseguiu petrificá-lo com a sua maldade, crueldade, ganancia, e utilitarismo levado a últimas consequências, siga o meu conselho:  (se puder)

Comemore intensamente o Nascimento do Messias Salvador, Festeje, Cante, Ore, Agradeça, vá a Missa, vá ao Culto, participe da Cantata de Natal, e dê presentes, faça caridade, compadeça-se, lembre-se de quem nada tem, como fez São Nicolau.

ESTE É O MEU NATAL, É ISTO QUE EU QUERO PASSAR PARA OS MEUS FILHOS, NETOS E BISNETOS, PARA TODA MINHA FAMILIA E PARA TODOS OS MEUS IRMAOS DE QUALQUER DENOMINAÇÃO CRISTÃ.

A FESTA MAIS LINDA DA CRISTANDADE, NÃO PODE SER MERCANTILIZADA AO PONTO DE OBSCURECEREM O ATOR PRINCIPAL DA FESTA E TAMBÉM NÃO PODE SER NEGADA POR AQUELES QUE DETENDO A CÁTEDRA POR ELES MESMOS CONCEDIDAS, E POR SUA AUTORIDADE AUTO-IMPOSTA PRETENDEM   N E G A R   A  MAIOR FESTA DA RELIGIÃO CRISTÃ, VALENDO-SE DE FÁBULAS MAL COPIADAS DO IMPÉRIO ASSÍRIO E CALDEU NOS 11 PRIMEIROS CAPÍTULOS DO LIVRO DE GÊNESIS QUE   CITA NINRODE E OUTROS DEUSES ASSÍRIOS, QUE PARA NADA SERVEM ALÉM DE CONFUNDIR OS POBRES E DESAVISADOS CRISTÃOS, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE POR MOTIVOS DIVERSOS ESTÃO FORA DAS IGREJAS PENTÁRQUICAS.

QUE VOCE TENHA UM SANTO, MAS UM SANTO, UM SANTO E FELIZ NATAL!!!!!

QUE DEUS VOS ABENÇOE E QUE JESUS NOS ACOLHA DEBAIXO DE SUAS ASAS COMO GOSTARIA DE FAZER COM OS MORADORES DE JERUSALÉM, MAS INFELIZMENTE NÃO PODE CONCRETIZAR, PORQUE O REJEITARAM  À  LUZ DE SUAS LEIS E SUAS TRADIÇÕES, SOFISMÁTICAMENTE INTERPRETADAS PELOS ESCRIBAS, FARISEUS E MEMBROS DO SINÉDRIO. É COMO DISSE UM DOS SEUS SÁBIOS E DOUTOS NO CONSELHO DO SINÉDRIO "DA GALILÉIA NÃO SE SUSCITA PROFETAS".  DEUS SEMPRE PERMITE QUE OS CORAÇÕES ENEGRECIDOS PELA VAIDADE, ARROGANCIA, GANANCIA, E FOME DE PODER, TENHAM RAZÕES, MUITAS RAZÕES PARA NÃO CRER. PRA QUE COMPAIXÃO SE A LEI PRESCREVE A PUNIÇÃO: CRUCIFICAI-O, ELE E TODOS OS SEUS SEGUIDORES, SENÃO PODEMOS EXTERMINÁ-LOS TODOS COMECEMOS POR SUAS DATAS MAIS IMPORTANTES, QUE TAL O NATAL????

Nenhum comentário:

Postar um comentário