Postagens populares

domingo, 22 de abril de 2012

A Polêmica dos Rodeios

Ultimamente tenho vista muita campanha sobre proibir rodeios, sob a alegação que causa sofrimento nos animais, etc.  Nunca fui frequentador de rodeios, assim como não sou grande frequentador de estádios de futebol, nem de shows que são realizados em estádios, etc. Não gosto de grandes aglomerações, com empurra-empurra, minha praia é outra.
Então me sinto totalmente à vontade para falar do assunto sem ser tendencioso.  Eu gosto de animais, tenho 2 cães da raça scottish terrier (terriê escocês), e não sou insensível ao sofrimento dos animais.  Mas eu acho que existem temas muito mais importantes que merecem nossa mobilização por uma questão de prioridade e humanidade
Nos Estados Unidos por exemplo temos estatísticas confiáveis do governo que nos informam o número de abortos de bebês saudáveis: são 1,3 milhões de bebês assassinados (alguns diriam fetos) por ano. Em uma década é um exército de 13 milhões de pessoas que morreram antes de ter a chance de nascer.
Ora aqui no Brasil, quantos são? Não sabemos, por ser ilegal, não temos estatísticas confiáveis. Aí eu pergunto, vcs já viram os carcarás e as águias como se alimentam? Comem filhotes de qualquer animal ao alcance de seus olhos, fincam suas garras e vão dilacerando e comendo os filhotes vivos, vão tirando os pedaços até que a presa acaba morrendo por esgotamento. Começam pelos membros,  chegando ao abdomem , terminando na cabeça. Então eu pergunto: Vamos eliminar as aves de rapina, por sua crueldade com os outros animais?
O que dizer das sucuris e outras cobras do mesmo gênero que habitam diversas partes do planeta,  asfixiando suas vítimas por estrangulamento, numa morte lenta e cruel.  E as hienas, raposas, crocodilos, jacarés, leões, jaguares, onças, corujas, e milhares de outros animais, para não dizer das piranhas que dilaceram e comem suas vítimas vivas, o que fazer com todo este sofrimento das milhares de vítimas diárias da cadeia alimentar que compõe a fauna natural do planeta?
Temos 1 bilhão de pessoas no mundo passando fome, temos uma quantidade imensa de crianças que precisam ser adotadas.  Eu adotei um menino de 4 e uma menina de 10, e eles tinham pai até aquela idade, e já tinham uma educação preliminar a que recebem hoje, e não me arrependo nem um pouco. Foi a melhor coisa que já fiz na vida.
Me perdoem, se causo incômodos com esta reflexão, mas penso ser necessária. Eu desconfio deste sentimento humano que se importa tanto com os bois e cavalos, enquanto seres humanos morrem todos os dias no mundo inteiro por diversos fatores, inclusive fome, e pouca gente faz alguma coisa concreta. Desconfio deste sistema de ganância, deste consumismo desenfreado, destas ações de mídia das celebridades que se utilizam da miséria do continente Africano para se promoverem.
A maior crueldade humana com animais que tenho conhecimento são as touradas espanholas, e o parlamento proibiu em toda a espanha aquela carnificina.  Foi uma medida correta e civilizada.
Mas francamente os rodeios não passam nem perto da crueldade das touradas.  O que dizer então das pessoas que não comem carne porque não querem "o sofrimento dos animais".  Isto é incrível, quem me dera que todos os animais predadores abatessem suas vítimas, do mesmo modo como nós humanos.  Vá a um abatedouro, bovino, suino, de frango, qualquer um deles, veja como são abatidos os animais.  Eu já visitei muitos deles, na época que emprestava dinheiro para estas empresas quando fui analista da diretoria do BB.
Meus amigos vegetarianos, nada contra, tudo a favor, esta dieta é saudável, parabéns, é comprovado que todos devem priorizar os alimentos com menos gordura,  mas guardem seus sentimentos de compaixão para os seus irmãos humanos eles estão precisando muito mais do que os bois nos frigoríficos, ou os cavalos nos rodeios.
A verdade é que somos uma sociedade de hipócritas, utilitaristas, sem compaixão, sentimentalistas baratos, dicotômicos, marionetes dos nossos interesses, religiosos dogmatizados, fariseus sem misericórdia, impuros, sem capacidade de perdão, insensíveis, alheios ao próximo e suas necessidades, e para mascarar nossa miséria espiritual humanista, choramos pela morte do boi no frigorífico, e pelo sofrimento do cavalo no rodeio.
Que o Senhor Jesus Cristo, a quem Deus permitiu ser moido na cruz e no chicote dos romanos, suportando todo o sofrimento e humilhação, para que tivéssemos a oportunidade de sermos fihos de Deus, novamente religado ao pai, pela oferta do filho por nossas transgressões, que este mesmo Senhor tenha compaixão de nós, da nossa miséria, da religiosidade mecânica e da pobre relação de troca, da teologia anti-bíblica e demoníaca da prosperidade, de nosso coração insensível, que inverte as prioridades de Deus, colocando os animais irracionais como se fossem mais importante que a própria humanidade.  Quando nos livrarmos do nosso egocentrismo capitalista, nosso consumismo, da nossa busca desenfreada pelo prazer a qualquer custo, visando nossa auto-realização, construindo uma sociedade onde não exista tanto sofrimento humano, então poderemos pensar em "salvar os animais do sofrimento que causamos", talvez subvertendo a cadeia alimentar, porque nem pela natureza o homem tem sido capaz de aprender o básico da vida: a morte não é o fim e sim o começo, tudo morre para renascer, o sofrimento é uma condição inerente ao ser vivo. Deve ser evitado se possível, mas nenhum boi de rodeio terá o sofrimento de Cristo na cruz, e pouca gente está disposto a ter uma vida de doação em gratidão a esta entrega total de Deus em favor do homem, que sofre conscientemente na mão dos seus algozes capitalistas no mundo inteiro.
Jesus no monte das oliveiras disse: se possível afasta de mim este cálice, mas contudo seja feita a sua vontade e não a minha.  Você se importa com sofrimento? Então seja qual for a sua fé, sua filosofia de vida, entregue-se a serviço do próximo e verifique o quanto você será um benção para a humanidade e supreenda-se de quanto sofrimento vc será capaz de suprimir dos seus semelhantes. Que Deus nos abençoe, ilumine-nos e abra nossas mentes e principalmente coloque em nós um coração de carne, retirando aquele velho coração petrificado pelo maldade que diariamente nos assola e nos endurece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário